Publica√ß√Ķes

Nossa ideia √© manter voc√™ por dentro de tudo o que nůs fazemos e tomamos como referÍncia na hora de cuidar do seu filho.

DÍ uma olha nas nossas ultimas publica√ß√Ķes!

A import√Ęncia do brincar:

Brincar é uma necessidade básica das crianças. é brincando que elas
n√£o s√≥ aprendem, mas tamb√©m estabelecem rela√ß√Ķes sociais e se
desenvolvem f√sica e emocionalmente.
Quando uma criança brinca, passa a formular hipóteses, estabelecer
rela√ß√Ķes de causa-efeito, fazer tentativas e erros e explorar os sentidos ao
perceber diferentes cores, sons e texturas. Além disso, desenvolve sua
imaginação e desperta sua curiosidade em relação ao ambiente que a cerca.
Ao brincar com outra pessoa, seja criança ou adulto, aprende a interagir,
a esperar sua vez para agir e a dialogar para expressar ideias e sentimentos.
Fisicamente, quando uma criança brinca de amarelinha, desenvolve,
entre outras coisas, a lateralidade. Ao escalar uma √°rvore, trabalha seus
m√ļsculos e ossos. Ao jogar futebol, coordena√ß√£o √≥culo-pedal. Ao jogar bolinha
de gude, estimula a coordenação motora fina.
No √Ęmbito emocional, desenvolve a autonomia, organiza emo√ß√Ķes,
trabalha com frustração (caso seja uma brincadeira na qual haja vencedor e
perdedor), lida com ansiedade e aprende a necessidade da autoproteção, bem
a como lidar com a dor quando se machuca.
Dada a import√Ęncia do brincar na primeira inf√Ęncia, em nossa escola as
crianças da Educação Infantil são estimuladas nessa prática, sozinhas ou com
os colegas, diariamente. Seja no playground, nos momentos de entrada e
sa√da ou com o seu toy trazido de casa (√ s sextas-feiras), nossos alunos t√™m a
oportunidade de brincar mais livremente. Ao planejarem suas aulas, as
professoras também oportunizam momentos de brincadeiras mais dirigidas, por
meio da realiza√ß√£o de jogos matem√°ticos, situa√ß√Ķes de faz-de-conta e jogos de
movimentos, ora com materiais pedagógicos (brinquedos, fantasias, bola,
bamboló), ora com materiais do dia-a-dia (copos, talheres, tecidos).
Muitos dizem que o trabalho da criança é brincar. E eles estão certos.
Portanto, fam√lia e escola devem oferecer diversas oportunidades para que as
brincadeiras ocorram em diferentes momentos e locais, bem como com o uso
de materiais designados para esse fim ou não. Aqui na Little Kids, brincar é
coisa séria! E aà na sua casa?

Luana Centa